domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto produzido por Caroline Magno Carvalho - Graduada em Administração de Empresas/FTC e Pós-Graduanda em Gestão Estratégica em RH/UNIME

Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual - Um estudo de caso na Empresa T


Diante do modelo moderno de Gestão, muito tem se falado em gerir o capital intelectual, trabalhar o conhecimento explicito e o conhecimento tácito. As organizações querem reter e registrar o que se sabe e sistematizar o que se faz. Essa ferramenta tem se tornado um diferencial competitivo e agregado cada vez mais valor às organizações.


Ainda que timidamente, sem utilizar o termo Gestão do conhecimento, a Empresa T vem desenvolvendo e fazendo uso de ferramentas para gerir o capital intelectual em sua organização. Tais como: o sistema DATAMACE de controle; intranet; implantação e controle de procedimentos; partilha de conhecimento; job-ratation, realização de treinamentos e palestras, formação de multiplicadores dentre outros.

 SISTEMA DATAMACE


A Empresa T dispõe de um sistema, conhecido como DATAMACE que nos permite observar quais os conhecimentos de cada profissional e o que ele falta conhecer para desenvolver bem a sua função. Esse programa é de uso da área de Desenvolvimento organizacional e permite a área a levantar necessidades de treinamento.


INTRANET


Essa ferramenta possibilita disseminar o conhecimento através do meio eletrônico. Conta com o e-mail corporativo e o portal de comunicação entre a unidade de Itabuna e as duas unidades de São Paulo. Esse portal mantém a todos informados das metas e realizações mensais, assim como o plano de ação de cada área. O portal traz também um informativo com assuntos da atualidade e promove o intercâmbio entre as unidades da organização.


PROCEDIMENTOS


A Empresa T conta com uma área de controle e manutenção de procedimentos, que na verdade tem como objetivo, formalizar, documentar o conhecimento tácito, transformando em conhecimento explicito. Com isso a unidade de Itabuna conta com mais de 600 procedimentos e os dispõe para as áreas de uso e funcionários interessados.


JOB-ROTATION


A prática do job-rotation foi implantado na Empresa T em 2007, e teve resultados positivos. Com essa ferramenta a organização pode conhecer “novos talentos” e encontrar em seus colaboradores habilidades e competências antes não reveladas. Após a implantação desse programa diversos colaboradores foram promovidos.


REALIZAÇÃO DE TREINAMENTOS E PALESTRAS


Uma das ações fortemente desenvolvida dentro da área de R.H tem sido os treinamentos. Eles são subdivididos em técnicos e comportamentais. A meta mensal é de 2.000 (duas mil) horas de treinamento.


O programa de treinamento é elaborado anualmente, podendo ser alterado ao longo do ano de acordo a necessidade da empresa, conta com uma equipe interna e vários parceiros externos.


Essas têm sido algumas das ações desenvolvidas pela Empresa T, que considera o capital intelectual um fator de diferencial competitivo dentro do mercado mundial.







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