domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto produzido por Thaysa Araujo - Graduada em Administração de Empresas/FAZAG e Pós-Graduanda em RH/UNIME.


Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual – Uma análise das ferramentas utilizadas na Empresa Alfa e recomendações para implantação de novas ferramentas.


Num cenário altamente competitivo o contexto organizacional vem apresentando profundas mudanças no decorrer do tempo, especialmente voltadas à crescente intensidade e importância do conhecimento. Peter Drucker, o criador da expressão trabalhador do conhecimento, afirma que na nova economia o conhecimento se tornou o único recurso realmente significativo para as empresas.

Estando diante desse cenário, de rara complexidade, o mundo corporativo vem exigindo mudanças. O ato de pensar e conceder estratégias, que antes eram missões exclusivas dos proprietários ou da alta gestão, aos poucos foi cedendo espaços para a capacidade criativa dos colaboradores e o conhecimento passou a ser uma possibilidade de melhoria da gestão, da competitividade empresarial e da geração de riqueza. Atualmente independente de seu porte toda e qualquer empresa precisam contar, no seu corpo de colaboradores, com seres pensantes, criativos e capazes de tomar melhores decisões.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a Gestão do Conhecimento se transformou em um valioso recurso estratégico para as empresas. Pois apenas saber muito sobre alguma coisa não proporciona maior poder de competição para uma organização, só quando aliado a sua gestão que ele isso faz a diferença. È necessário a criação e também a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem, disseminem e registrem o conhecimento para a real promoção de inovação e impacto positivo para os resultados organizacionais.

Assim, ações de formação, manutenção e desenvolvimento do Capital Intelectual devem ser contínuas e não apenas em momentos de crise. Atitudes simples de gestão podem trazer grandes ganhos no que se refere à disseminação de conhecimento e compartilhamento das informações.

Fontes de conhecimento

Inserida nesse contexto e com intuito de permanecer competitiva no mercado a Empresa Alfa vem implantando mudanças na sua política organizacional. Uma delas é o reconhecimento do papel primordial que as pessoas assumiram dentro das organizações juntamente com o conhecimento, que na verdade é um trunfo de extremo poder na geração de riqueza.

Por isso a Empresa Alfa, que possui cerca de 60 colaboradores e atua a 31 anos no ramo de eletrodomésticos, móveis, utensílios domésticos e confecções, atualmente reconhece a própria organização – pessoas, processos e sistemas- como uma das suas principais fontes de conhecimento. Pode-se afirmar que parte desse conhecimento se encontra mais especificamente "na cabeça de seus colaboradores", configurando-se como tácito. Mais a Empresa Alfa utiliza também outras fontes de conhecimento, tais como fornecedores, internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes, livros, cursos e universidades (com incentivos a educação continuada).

Ainda a Empresa Alfa possui uma sala de leitura e uma “Treinoteca” com um rico acervo com mais de 106 vídeos, 75 Dvds e 45 livros de importantes autores brasileiros e internacionais ligados, ao mundo corporativo e global, como Luiz Marins, Eduardo Botelho, Márcio Miranda, Idalberto Chiavenato e outros. Esse acervo estar à disposição de todos os funcionários, sendo que cada um tem direito há 15 minutos diários para consultá-lo ou escolher algum exemplar para utilizar em casa. A “Treinoteca” está voltada para atender a todos os colaboradores que necessitam ou desejam subsídios para o seu desenvolvimento e aprendizado constante, isso se constitui uma importante fonte de conhecimento, que vai além dos cursos presenciais disponibilizados pela empresa.

Isso mostra que as fontes precisam ser múltiplas e complementares, sendo alinhadas a um conjunto de ferramentas habilitadoras a fim de garantir a transformação do conhecimento tácito em explícito.

Mas, para a implantação e sucesso de um projeto de Gestão do Conhecimento é necessário o engajamento da alta gestão, seguido do treinamento e aculturamento dos colaboradores, o seu alinhamento com a Estratégia Empresarial e a medição do valor do Capital Intelectual, pois interferem diretamente na eficácia e na perpetuação da implantação do projeto. Assim o retorno sobre o investimento será consequentemente: o aumento das vendas; redução de custos; desenvolvimento do Capital Intelectual, com melhor aproveitamento do conhecimento já existente; diminuição da rotatividade; agilidade na tomada de decisão e diminuição do tempo perdido em solucionar um problema

Ferramentas de Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual utilizadas na Empresa Alfa:


As ferramentas mais freqüentemente utilizadas para disseminação do conhecimento na Empresa Alfa são: e-mail, intranet, extranet, reuniões rotineiras, reunião geral periódica-com Telecurso e listas de discussão geral-, bate-papo (chat), mensagens instantâneas (MSN), conversas informais, editais, rodízio de cargos e o Programa Multiplicadores de Conhecimento.

A ferramenta que merece destaque é a denominada: Programa Multiplicadores de Conhecimento, onde pessoas “chaves” são constantemente escolhidas para participarem de cursos e as mesmas, num efeito dominó, transmitem seu conhecimento para os demais. Essa ferramenta é essencial para a prática da Gestão do Conhecimento, mesmo porque, na prática, juntamente com reunião geral periódica, são as principais formas de disseminação do conhecimento tácito ou implícito, ou seja, do conhecimento detido pelo indivíduo (hábitos, padrões, comportamentos, etc.), e não documentado. Pois é de extrema importância não só a aquisição de conhecimento, como também a sua criação e transferência.

Apesar de serem ainda aplicadas de maneira informal, essas ferramentas de disseminação do conhecimento utilizados na Empresa Alfa vêm proporcionando melhores desempenhos e potencialização de seu Capital Intelectual, o que tem ajudado a empresa a alcançar suas metas e a permanecer competitiva no mercado atual.


Ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento a serem implantadas na Empresa Alfa


Todas as ferramentas, já utilizadas, estão possibilitando maior inovação e criatividade dos colaboradores, com a aquisição, criação e disseminação de conhecimento. E assim desta forma vem conduzindo a empresa ao alcance de seus objetivos.

Apesar de uma boa estrutura organizacional, voltada à Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual, a empresa ainda deve ampliar e estruturar seu leque de ações. Pois vale ressaltar que o Capital Intelectual se encontra muitas vezes desorganizado e inacessível. Assim é interessante destacar que ferramentas mais completas podem ser implantadas para promover a criação e disseminação do conhecimento, tais como:

1- Plano de Ação: que deve incluir as estratégias para identificar, criar, armazenar, compartilhar e registrar o conhecimento. Tal plano deve identificar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para o alcance dos resultados da organização;

2- Balanced Scorecard (BSC): a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) vem se mostrando um ótimo indicador para a medição dos resultados alcançados pela prática da Gestão de Conhecimento, fazendo um acompanhamento contínuo dos processos. A maior quantidade e qualidade desses indicadores permitem maior agilidade e assertividade na tomada de decisão;

3- Portal Corporativo: ao oferecer aos colaboradores, clientes e parceiros um único lugar para acessar todas as informações, aplicações e serviços, o portal possibilita melhora na produtividade e ganho de tempo no trabalho. Uma vez que a empresa, através do portal, consegue um maior gerenciamento e eficácia na distribuição das informações, ela passa a aproveitar mais seus ativos do conhecimento, o que hoje é considerado vantagem competitiva no mundo dos negócios. Um dos principais fatores de sucesso na construção de um Portal Corporativo é a utilização de uma metodologia baseada nos três pilares da Gestão de Conhecimento: Pessoas, Processos e Tecnologia;

4- Implantar um Banco de Dados: os softwares de Gestão do Conhecimento auxiliam na captura e organização do conhecimento de grupos de indivíduos, disponibilizando esse conhecimento em uma base compartilhada por toda a organização;

5- Manual de Normas e Procedimentos: desenvolver um manual onde indicará normas e formas que as atividades devem ser cumpridas pelos colaboradores dentro da organização, a fim de registrar o conhecimento e torná-lo explícito.





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