domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto produzido por Jurenita G. dos Santos - Graduada em Administração de Empresas/FTC e Pós-Graduanda em Gestão Estratégica em RH/UNIME


Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual - Empresa Alimentos SA

A Alimentos SA é uma das empresas líderes do mercado alimentício, com a cultura da boa alimentação, lembrando sempre de respeitar o cliente e a identidade de cada povo, valorizar seus colaboradores e aplicar a tecnologia a serviço da vida. Essa empresa é conhecida pelo princípio da geração de lucros, de forma que preserve o apoio dos acionistas e dos mercados financeiros e financie aos investimentos; a atenção aos interesses dos consumidores, razão de sua existência; a seleção, o treinamento e o desenvolvimento permanente de seus profissionais e o respeito a todas as leis aplicáveis nos países onde está representada.

As ferramentas de gestão do conhecimento na conceituada empresa são, dentre outras: o compartilhamento de conhecimento; gestão e rede de competências. A empresa tem uma visão que considera o compartilhamento do conhecimento como um fator fundamental para o seu sucesso. A nova vantagem competitiva da empresa define o capital intelectual como a soma de conhecimento, informação e experiência. A riqueza depende da sinergia desses fatores, é o produto do conhecimento.

O conhecimento é o único ativo que se mantém capaz quando o resto entra em crise. A Alimentos SA transforma os funcionários em parceiros, pois na era do conhecimento os trabalhadores precisam estar completamente envolvidos com os projetos da empresa.

Sugestão de melhoria: Comunicação (interna e externa) – Investir em treinamento e incentivar a troca de conhecimento. O gerente deve descobrir as habilidades dos integrantes de sua equipe e assegura-se de que a experiência de cada funcionário está sendo ‘explorada’ adequadamente, pois na era da informação é fundamental buscar o conhecimento constantemente, estudar, estar atento às mudanças e tendências.







Nenhum comentário:

Postar um comentário