domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto produzido por Raimundo Ferreira Cunha - Graduado em Administração de Empresas/FTC e Pós-Graduando em Gestão Estratégica em RH\UNIME.


Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual - Estudo de Caso da empresa YXZ

A empresa YXZ tem muitas décadas fazendo parte da construção do País, no desenvolvimento socioeconômico, construindo cidadania. Desde início de suas atividades, permaneceu coerente no decorrer da história. Participando diretamente para melhoria da qualidade de vida da sociedade, onde milhões de cidadãos têm acesso aos seus serviços. Apoiando o crescimento das empresas e proporcionando a geração de empregos e melhores opções na área de investimento.

A empresa na sua atual estrutura organizacional apresenta os eixos que agrupam unidades de acordo com seus conhecimentos técnicos, práticos e acadêmicos, levando ainda em consideração as competências comuns necessárias às atividades realizadas nas áreas que compõem cada eixo que apresenta a seguinte estrutura: Atendimento e Relacionamento Negocial Sustentável; Comunicação, Marketing e Relações Públicas; Controle e Risco; Desenvolvimento Organizacional; Jurídico; Logística; Mercado Financeiro e de Capitais; Produtos e Serviços aos Clientes; Serviços na área ambiental e Social; Programas e Fundos Sociais; Tecnologia da Informação.

Pode-se afirmar que esta empresa apresenta uma excelente estrutura de Gestão do Conhecimento, para garantir a agilidade necessária à divulgação de serviços, rotinas e produtos aos colaboradores de toda rede, na velocidade que necessita.

Então, as informações geradas pelos gestores ou pelos parceiros de processos e são disponibilizadas em tempo real através do Portal Corporativo na Intranet.

Onde as informações são estruturadas de forma a facilitar a consulta, através de menus e submenus, em função da imensa quantidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Esta estrutura é de conhecimento de todos e de uso intensivo, mantendo-se uma equipe de gestão da informação e de tecnologia dedicada a sustentar o processo.

São disponibilizadas as informações e compartilhamento de conhecimentos através da INTRANET, das seguintes formas:

PORTFOLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O Portfólio de produtos e serviços oferece aos usuários todas as informações necessárias à comercialização dos produtos e serviços, tendo foco no relacionamento com o cliente.

Oferece dados de mercado e argumentos de vendas, tornando-se uma fonte insubstituível nas negociações em todos os pontos de venda. Fornece as seguintes informações: Características dos produtos e serviços; o que é; a quem se destina; como funciona; documentação necessária; dados da Concorrência; legislação pertinente; argumentos de vendas; recursos Comerciais; vantagens para o cliente e para a empresa.

MANUAL NORMATIVO

A página destinada a Manuais Normativos disponibiliza todas as rotinas operacionais e técnicas para a execução de tarefas dos serviços a serem realizados e controlados dentro de um padrão de conformidade obedecendo aos padrões legais.

Os Manuais são organizados por Tomos Temáticos, por exemplo, Tomos relativos à concessão de crédito; Tomos relativos a recursos humanos, etc. sendo de conhecimento de todos, facilitando a consulta das rotinas operacionais.

Todas as alterações efetuadas num referido Manual são instantaneamente informadas através de mensagem eletrônica, a todas as unidades da empresa. A página oferece ainda a possibilidade dos colaboradores fazerem assinatura dos Manuais que mais lhe importam no trabalho diário. Por exemplo, um empregado que trabalha com Credito em determinada área poderá receber, com esta facilidade, em sua caixa postal particular, informativos sobre as alterações nas rotinas operacionais em tempo real. O empregado tem espaço para criticar, sugerir alterações ou correções nos normativos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Esta página oferece a todos os colaboradores informações acerca do desenho funcional da empresa.

Contém a relação das unidades, sua vinculação, organograma e atribuições das diversas áreas.

Facilita a comunicação e a dinâmica de execução de rotinas interdepartamentais.

JORNAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA

O Jornal destina-se à divulgação de notícias a toda a comunidade de colaboradores de maneira informal e mais dinâmica.

Trata-se de fonte não obrigatória, porém é bastante acessada por todos e promove a divulgação da cultura corporativa além de outros tópicos. Com as seguintes informações oferecidas: eventos externos com a participação da empresa; eventos correlatos à vida corporativa; lançamentos de novos produtos; campanhas de incentivo e premiação pelo atingir as metas; divulgação de experiências de sucesso; ações de responsabilidade social; ações do comitê da cidadania; notícias da semana; clipping financeiro; etc.

CORREIO ELETRÔNICO

Denominado YXZ-M@il tem por objetivo facilitar e agilizar o desenvolvimento das atividades da empresa. Importante ferramenta de comunicação administrativa entre as unidades vinculadas, seus empregados, estagiários e prestadores de serviços além de favorecer a veiculações de interesse de toda a empresa.

Tem as regras básicas para serem obedecidas na sua utilização, em uma hierarquia de acesso e formatação das mensagens, como também restringe a sua utilização para tramitar assuntos de interesse da empresa, contando com acesso da caixa postal individual e caixa postal da unidade, onde o acesso é permitido por decisão de empregado com cargo administrativo.

Destina-se ao envio e recebimento de mensagens relacionadas às atividades da unidade, constituindo-se canal oficial para a comunicação administrativa.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

É uma iniciativa de sucesso, sendo o principal formador dos colaboradores e gestores da empresa.

Oferece cursos de excelente qualidade na área de gestão de negócios e pessoas através de parceria com uma universidade conceituada a nível internacional de ensino superior.

Através do portal da Universidade todos empregados tem acesso à formação sobre produtos e serviços além de capacitação para a execução das rotinas diárias.

Os cursos efetuados pelos empregados são automaticamente registrados em seu currículo funcional de forma a manter informações sobre o grau alcançado no objetivo de multiplicar o conhecimento.

Esta ferramenta promove especialização do capital intelectual da empresa, além de conservar este capital dentro das competências individuais da sua força de trabalho.

Foram criados diversos módulos, cursos e programas focados no desenvolvimento humano e profissional do empregado, bem como no aprimoramento das competências corporativas. Para isso apresenta “Trilhas de Desenvolvimento”, que passam a ser o principal orientador do desenvolvimento individual e corporativo.

O esforço de desenvolvimento do empregado, por meio das horas de estudo na Universidade corporativa e outras ações educacionais de iniciativa do empregado ou da empresa, é reconhecido e valorizado nos processos de promoção, sendo identificado o empregado com as competências necessárias ao cargo em comissão visando à composição e manutenção de equipes qualificadas para o alcance dos resultados da empresa.

A empresa YXZ apóia e incentiva a formação acadêmica e o desenvolvimento profissional de seus empregados oferecendo diversos instrumentos de apoio, inclusive com incentivos financeiros da empresa para os cursos de Graduação e Pós-Graduação.

GRADUAÇÃO

O incentivo ao Curso Superior é uma ação do Programa de Elevação do Nível de Escolaridade, que tem possibilitado a muitos empregados o seu desenvolvimento acadêmico, humano e profissional na busca da melhoria do seu desempenho e da Organização.

PÓS-GRADUAÇÃO

A partir do Planejamento Estratégico da Empresa, são definidos nichos de conhecimento que são priorizados para incentivo à pós-graduação. Como critério básico, é observado se o curso está relacionado à área de atuação do empregado e se atende às necessidades de especialização para o desempenho das atividades próprias do cargo em comissão ocupado pelo empregado.

TIMES DE APRENDIZAGEM
A empresa está inserida praticamente em todo o território nacional, com produtos e serviços para atender uma parcela de clientes o mais abrangente possível e todos os produtos e serviços estão embasados em manuais normativos, que dão sustentação legal para a sua operacionalização.

Para facilitar a operacionalização dos produtos ou interpretação dos manuais normativos, foi criado o Time de Aprendizagem. Tem por objetivo unificar os procedimentos internos.

São criados grupos de empregados que trabalham numa mesma carteira (cobrança, por exemplo) e juntos estudam com profundidade o produto em questão para dirimir todas as dúvidas existentes. Nos encontros que ocorrem, há troca dos conhecimentos adquiridos no decorrer do tempo de serviço (experiência profissional), entre todos os participantes do time.

Com a socialização desses conhecimentos, dentro do mesmo time e através de outros times também, já que as experiências de outros times são divulgadas em nível nacional.

É utilizado um aplicativo próprio para a transmissão de informações pertinentes ao time, onde são criados grupos de distribuição e as informações são destinadas aos grupos específicos.

Observa-se claramente com esta prática, dentro dos Times de Aprendizagem o conceito de Capital Intelectual, desde a competência individual, experiência profissional, a estruturação do capital humano e a sua socialização.

Com isso, a afirmativa da criação do conhecimento – Basicamente, consiste em transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Transformar os conhecimentos individuais em conhecimentos coletivos, organizacionais. Isto inclui a criação de fóruns de discussão de temas de interesse. É um trabalho em grupo voltado para a solução de problemas, para estudos dirigidos e estudos de temas abertos. O objetivo principal é gerar uma postura de reflexão sobre questões cotidianas ou não. O resultado final é a criação de novos modelos conceituais a serem usados imediatamente ou em oportunidades posteriores.

É fundamental salientar que a Gestão do Conhecimento precisa ser encarada por todos na empresa YXZ como uma filosofia organizacional corporativa, indo além de ser considerada como um conjunto de processos, métodos e ferramentas, e que contribua para potencializar toda a inteligência organizacional.








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